Projeto de Bancos de Dados NoSQL

Data: 04/10 (segunda-feira) – 14:00 às 17:30

Parte 01 – 14:00 às 15:30

Vídeo da apresentação: https://youtu.be/DrXOaQkWPfY

Parte 02 – 16:00 às 17:30

Vídeo da apresentação: https://youtu.be/nfFjXIlRbok

Responsáveis

  • Angelo Augusto Frozza (IFC-Camboriu)
  • Geomar André Schreiner (UFFS/UNOESC)
  • Ronaldo dos Santos Mello (UFSC)

Resumo

Esta oficina tem por objetivo apresentar bancos de dados (BDs) NoSQL e alguns aspectos de modelagem de dados para esta família de BD. Ela está organizada em três partes:

  1. BDs NoSQL (Not only SQL) e seus principais modelos de dados (chave-valor, orientado a colunas, orientado a documentos, e orientado a grafos);
  2. uma metodologia para projeto lógico de BDs NoSQL a partir de um esquema conceitual definido através do modelo Entidade-Relacionamento (modelo ER);
  3. implementação do projeto lógico em sistemas de gerência de BDs (SGBDs) NoSQL.

A oficina possui um caráter teórico-prático através de uma parte expositiva apresentada através de slides, bem como a interação com protótipos desenvolvidos no âmbito do Grupo de BD da UFSC (GBD/UFSC) para o projeto lógico de BDs NoSQL e interfaces Web para acesso e visualização de dados para dois importantes representantes da família de SGBDs NoSQL:  MongoDB e Neo4j.

Duração: 3 horas, com a seguinte estimativa de tempo para cada uma de suas partes: parte (i) 30 minutos; parte (ii) 1 hora e 15 minutos; parte (iii) 1 hora e 15 minutos.

Público-alvo: Estudantes de graduação em Ciência da Computação, ou áreas afins, que já cursaram alguma disciplina de fundamentos de BD.

Recursos necessários: Como a oficina será ministrada de forma remota (online), os dois requisitos são que os participantes tenham acesso a Internet e máquina virtual Java instalada. As ferramentas para as atividades práticas podem ser acessadas por qualquer browser.

Número de Vagas: 50