DATAS IMPORTANTES

Primeira fase

  • Registro do resumo: 17 de maio de 2021 24 de maio de 2021 31 de maio de 2021
  • Submissão da tese ou dissertação, do artigo, do certificado de conclusão e do e-mail do orientador: 24 de maio de 2021 31 de maio de 2021 07 de junho de 2021
  • Notificação dos autores selecionados para a segunda fase: 19 de julho de 2021 30 de julho de 2021

Segunda fase

  • Submissão do artigo revisado (para os 6 trabalhos selecionados): 02 de agosto de 2021 15 de agosto de 2021

IV CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM BANCO DE DADOS (CTDBD 2021)

O Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados (CTDBD) do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) tem como objetivos selecionar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado em Banco de Dados do país que tenham sido concluídas, defendidas e aprovadas no período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020. Podem concorrer as teses e dissertações relacionadas aos temas listados na Chamada de Trabalhos do SBBD 2021.

As teses e dissertações são avaliadas de acordo com os resultados científicos e tecnológicos gerados pelo trabalho, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte em Banco de Dados.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção ocorre em duas fases. 

  • Primeira fase: cada trabalho submetido é avaliado por pelo menos três especialistas, os quais analisam o material submetido pelos autores (ver os documentos necessários na seção “Submissão de Trabalhos”).  Após a análise, o Comitê Avaliador seleciona até 3 (três) teses de doutorado e até 3 (três) dissertações de mestrado para serem encaminhadas para a segunda fase.
  • Segunda fase: os autores dos trabalhos selecionados devem submeter uma versão revisada do artigo, a qual deve conter alterações frente às considerações realizadas pelo Comitê Avaliador.

PREMIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o CTDBD do SBBD 2021. Para fins de premiação, serão avaliados os artigos revisados submetidos, a qualidade da apresentação oral e a desenvoltura nas respostas às perguntas realizadas após a apresentação oral. Os autores que não apresentarem seus trabalhos no SBBD não concorrerão aos prêmios.

Os artigos das teses e dissertações selecionadas serão publicados nos Anais do SBBD 2001 junto aos eventos satélites.

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

As submissões devem ser realizadas usando o sistema JEMS.

Cada submissão deve incluir os seguintes documentos:

  • Artigo de até seis páginas.
  • Documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada.
  • Texto completo da tese ou dissertação.

Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF. O texto completo da tese ou dissertação serve, essencialmente, como fonte de consulta para os avaliadores sobre os resultados do trabalho.

Adicionalmente, as submissões devem ter a aprovação do orientador do aluno. A aprovação deve ser realizada por e-mail enviado ao coordenador do CTDBD 20201 (cdac@icmc.usp.br) com o assunto “Concordância na submissão para o CTDBD 2021” e com o conteúdo “Concordo com a submissão da tese/dissertação do aluno NOME ALUNO para o CTDBD 2021, bem como com a apresentação do trabalho neste evento, caso o trabalho seja selecionado.”

INSTRUÇÕES

Os artigos devem ser escritos em português ou em inglês, respeitando o limite máximo de 6 (seis) páginas, incluindo texto, figuras, referências bibliográficas e apêndices. Os resumos devem seguir as regras de formatação do SBBD, as quais podem ser obtidas no sítio da conferência.

O artigo deve destacar as contribuições, a originalidade e as possiblidades de impacto do trabalho desenvolvido durante o doutorado ou o mestrado. A organização do artigo deve conter, obrigatoriamente: (i) o título do trabalho; (ii) o nome do autor da tese ou da dissertação; (iii) o departamento, instituto e universidade no qual a tese ou dissertação foi defendida; (iv) os nomes do orientador e dos coorientadores com as respectivas afiliações; (v) um resumo (para textos escritos em português) ou um abstract (para textos escritos em inglês); e (vi) o texto propriamente dito.

Com relação ao texto propriamente dito, sugere-se que ele explicite a motivação do trabalho, caracterizando a relevância do tema e os principais desafios de pesquisa tratados, seus objetivos e suas contribuições e os resultados relevantes obtidos. Caso se aplique, os autores também podem indicar subprodutos do trabalho, tais como patentes, programas registrados, programas de domínio público/livre (indicando os respectivos sítios), artigos publicados ou aceitos para publicação (com informações sobre a relevância dos veículos de publicação em suas áreas), assim como quaisquer outros elementos que permitam qualificar o trabalho como sendo um dos melhores do país no período tratado por esta chamada.

COORDENAÇÃO DO CTDBD 2021

Cristina Dutra de Aguiar – Universidade de São Paulo

Qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente para a coordenação usando-se o e-mail cdac@icmc.usp.br e com o assunto “[CTDBD 2021] título-da-dúvida”.

COMITÊ AVALIADOR DO CTDBD 2021

Altigran Soares da Silva (Universidade Federal do Amazonas)
Anderson Chaves Carniel (Universidade Federal de São Carlos)
Ângelo Brayner (Universidade Federal do Ceará)
Caetano Traina Júnior (Universidade de São Paulo)
Carina F. Dorneles (Universidade Federal de Santa Catarina)
Carmem Satie Hara (Universidade Federal do Paraná)
Daniel Kaster (Universidade Estadual de Londrina)
Fábio Porto (Laboratório Nacional de Computação Científica)
Javam Machado (Universidade Federal do Ceará)
José Maria Monteiro (Universidade Federal do Ceará)
José Palazzo Moreira de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Mirella Moro (Universidade Federal de Minas Gerais)
Renata Galante (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Renato Fileto (Universidade Federal de Santa Catarina)
Ronaldo Mello (Universidade Federal de Santa Catarina)
Sérgio Lifschitz (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Valéria Cesário Times (Universidade Federal de Pernambuco)