Teremos, no SBBD 2023, a terceira edição da Maratona SQL. Inspirada na maratona de programação da SBC, a maratona SQL tem como objetivo principal atrair alunos de ensino médio técnico, graduação e desenvolvedores em geral para a área de Banco de Dados, mais especificamente para o SBBD.

Assim, a competição irá medir a habilidade dos participantes em resolver problemas, utilizando a linguagem SQL (Structured Query Language), linguagem padrão de acesso a bancos de dados relacional. Para tanto, será dado um esquema de banco de dados, com sua instância. As soluções (consultas) serão avaliadas quanto à corretude e ao tempo de resposta (eficiência).

Cada equipe será formada por até três pessoas compostas por, alunos de ensino médio, graduação ou graduados (desenvolvedores). As equipes só poderão usar um único computador, para resolver até seis problemas em até 2,5 horas. Os times podem utilizar livros, artigos ou manuais impressos. O sistema de banco de dados utilizado na maratona será o PostgreSQL. Portanto, faz-se necessário o conhecimento de sua sintaxe SQL. A classificação das equipes se dará pelo número de problemas resolvidos.  O critério de desempate será o tempo de resposta de todas as consultas.  A equipe vencedora será a que resolver o maior número de problemas, cujas soluções apresentem um menor tempo de execução.

As três equipes melhores classificadas receberão certificados.

Datas importantes e Inscrição

A inscrição é gratuita para participantes do SBBD. 

Data-limite para inscrição de equipes: Até 18/9, por meio do seguinte link: https://forms.gle/1ydXY9B1Hvwo1Bgi6

Data da competição

A competição terá início às 14h00 do dia 28/9, e se encerrará às 17h.

Comissão Organizadora

Angelo Brayner – UFC
Daniel Hasan Dalip – CEFET-MG
Diego Ascanio Santos  – CEFET-MG
José Maria da Silva Monteiro Filho – UFC
Paulo José Lage Alvarenga – UNIFEI

Apoio