As submissões nesta categoria devem apresentar resultados de pesquisa e discussão em qualquer um dos tópicos de interesse do SBBD. Existem três categorias igualmente importantes de artigos completos: (i) Artigos de Pesquisa Regulares; (ii) Artigos de Visão e (iii) Artigos Industriais ou de Aplicação.

Pesquisa: Artigos científicos com contribuições para a pesquisa na área de SBBD.

Visão: Os artigos de visão devem apresentar novos problemas, novos domínios de aplicação ou novas metodologias que possam estimular novas pesquisas e discussões significativas. Os artigos de visão devem convencer o público de que a ideia em mãos é válida e vale a pena ouvir, sem a necessidade de apresentar trabalhos de pesquisa concluídos e/ou resultados validados.

Industrial ou aplicações: Artigos industriais apresentam novas aplicações do mundo real de sistemas de gerenciamento de dados e experiência na aplicação de avanços de pesquisas recentes para problemas do mundo real. Problemas do mundo real podem surgir da indústria, sociedade, governo, comunidade científica ou outros tipos de empresas.

Instruções de Submissão:

Os artigos completos devem ser escritos em português ou inglês e não exceder 12 páginas, conforme modelo da SBC. Os artigos completos submetidos ao SBBD não devem ter sido submetidos simultaneamente a qualquer outro fórum (conferência ou revista), nem já ter sido publicados em outro lugar. A aceitação de um trabalho implica que pelo menos um dos seus autores se inscreva no simpósio para apresentá-lo. Os trabalhos devem ser enviados dentro do prazo através do sistema JEMS.

Os artigos enviados passarão por um processo de revisão “duplo-cego”, onde as identidades dos autores são ocultadas dos revisores e as identidades dos revisores são ocultadas dos autores. Os trabalhos serão avaliados com base na originalidade, relevância, solidez técnica e clareza de apresentação. Artigos industriais ou de aplicação também serão revisados com base no contexto e potencial de inovação.

Os artigos completos do SBBD terão um processo de revisão em duas etapas para artigos limítrofes, onde os autores podem ver uma versão das revisões e podem escrever um rebuttal para defender seu artigo com relação aos comentários dos revisores. No rebuttal, os autores podem propor fazer algumas coisas para corrigir pequenos problemas no artigo para a versão final do artigo.

Considerando os temas de interesse do SBBD (isoladamente ou em conjunto), os autores dos trabalhos submetidos ao congresso devem seguir algumas recomendações.

Datas Importantes:

  • Registro dos resumos: 22/05/2023 (Nova data!)
  • Submissões: 29/05/2023 (Nova data!)
  • Notificação: 06/07/2023 (Nova data!)
  • Rebuttal: 13/07/2023 (Nova data!)
  • Notificação Final: 19/07/2023 (Nova data!)
  • Versão final: 07/08/2028 (Nova data!)

Coordenador de Programa:

Daniel Kaster
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
dskaster@uel.br