Os minicursos do SBBD são eventos de curta duração com objetivo de apresentar uma visão introdutória ou avançada de tópicos atuais de pesquisa e/ou tecnologia que sejam de interesse da comunidade de Banco de Dados. Com isso, o participante tem a oportunidade de aprender sobre um novo assunto vinculado à sua área de atuação e pode também extrair elementos que podem ser aplicados em seus estudos científicos e/ou em suas atividades profissionais.

Os minicursos deverão ter 4 horas de duração e apresentação em português ou inglês. O público-alvo será de estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área em geral.

Instruções de Submissão

As propostas iniciais devem se limitar a 5 (cinco) páginas, no modelo de capítulo de livro da SBC (https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicacaodeartigos), incluindo:

  • título do minicurso;
  • autores;
  • resumo (de até 200 palavras);
  • indicação de público-alvo (para propostas com perfil interdisciplinar), com especificação e justificativa de pré-requisitos;
  • sumário do texto com uma descrição para cada um dos tópicos do sumário;
  • indicação de por que o curso é interessante e deve atrair a atenção do público alvo;
  • breve currículo dos autores;
  • indicação de qual autor apresentará o curso;
  • os recursos computacionais e audiovisuais necessários.

A submissão de propostas de minicursos deve ser realizada diretamente por e-mail para humberto.razente@ufu.br com o assunto “[SBBD2023] Submissão de Proposta de Minicurso“. No e-mail devem constar a identificação do(s) autor(es) e um arquivo, como anexo, em formato PDF, com a proposta do minicurso. As propostas serão avaliadas de acordo com sua originalidade, relevância, apresentação e afinidade com o público-alvo.

As propostas iniciais aceitas participarão de nova fase, na qual deverão ser mais detalhadas em um texto com o mínimo de 20 páginas e máximo de 30 páginas. O texto será publicado no formato de capítulo de livro. Os formatos finais dos capítulos serão divulgados diretamente aos autores. Dúvidas sobre a submissão de minicursos devem ser enviadas para humberto.razente@ufu.br.

Datas importantes

  • Submissão de minicursos: até 15/05/2023
  • Notificação de aceite: 01/06/2023
  • Envio da versão final: 01/08/2023

Auxílio para viabilizar a participação de um dos autores

Caso haja disponibilidade de recursos, um dos autores poderá receber auxílio para passagem e hospedagem para apresentar o minicurso. Na ausência de recursos suficientes para todos os autores selecionados, a organização do evento estabelecerá critérios para a distribuição dos auxílios, de modo a cobrir o maior número possível de propostas, informando os autores durante a submissão da versão final. Ao menos um autor do minicurso deve se inscrever no simpósio, preferencialmente o apresentador.

Coordenação de Minicursos

Humberto Humberto Razente

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

humberto.razente@ufu.br