Os artigos completos devem ser submissões de alta qualidade, originais e inéditas em teoria, tecnologia ou prática de gerenciamento de dados. As submissões nesta categoria devem apresentar resultados de pesquisa e discussão em qualquer um dos tópicos de interesse do SBBD. O SBBD recebe artigos completos de acordo com as seguintes categorias:

PESQUISA: Artigos científicos com contribuições para a pesquisa na área de SBBD.

VISÃO: Os documentos de visão devem apresentar novos problemas, novos domínios de aplicação ou novas metodologias que possam estimular novas pesquisas e discussões significativas. Os documentos de visão devem convencer o público de que a ideia em mãos é válida e vale a pena ouvir, sem a necessidade de apresentar trabalhos de pesquisa concluídos e/ou resultados validados.

INDUSTRIAL ou APLICAÇÕES: Documentos industriais apresentam novas aplicações do mundo real de sistemas de gerenciamento de dados e experiência na aplicação de avanços de pesquisas recentes para problemas do mundo real. Problemas do mundo real podem surgir da indústria, sociedade, governo, comunidade científica ou outros tipos de empresas.

Sugerimos que todos os trabalhos completos disponibilizem seus códigos, dados, scripts e anotações, se possível. Embora não seja obrigatório para aceitação, fornecer esse material extra pode ajudar os revisores a avaliar seu trabalho mais detalhadamente.

Instruções para submissões

No momento da submissão, os trabalhos completos devem incluir uma categoria (Pesquisa, Visão ou Industrial/Aplicação).

Os trabalhos completos devem ser redigidos em português ou inglês e não exceder 12 páginas, conforme modelo da SBC. Os trabalhos completos submetidos ao SBBD não devem ter sido submetidos simultaneamente a qualquer outro fórum (conferência ou revista), nem já ter sido publicados em outro lugar. A aceitação de um trabalho implica que pelo menos um de seus autores se inscreva no simpósio para apresentá-lo. Os trabalhos devem ser enviados dentro do prazo por meio do site do JEMS .

Os artigos submetidos passarão por um processo de revisão “duplo-cego”, em que as identidades dos autores são ocultadas dos revisores e as identidades dos revisores são ocultadas dos autores. Os artigos serão revisados com base na originalidade, relevância, solidez técnica e clareza de apresentação. Particularmente, documentos industriais ou de aplicação também serão revisados com base no contexto e potencial de inovação.

Os artigos completos do SBBD terão um processo de revisão de duas rodadas para artigos no limite entre aceitação ou recusa, onde os autores podem ver uma versão das revisões e podem escrever uma contestação para defender seu artigo contra os comentários dos revisores. Na contestação, os autores podem propor fazer algumas coisas para corrigir pequenos problemas no artigo para a versão final pronta para publicação.

Considerando os temas de interesse do SBBD (isoladamente ou em conjunto), os autores dos trabalhos submetidos ao congresso devem seguir algumas recomendações.

Datas importantes

– Resumos até: 14 de junho de 2022
– Submissões até: 21 de junho de 2022
– Prazo de notificação:  21 de julho de 2022 25 de julho de 2022
– Prazo de contestação (rebuttal, apenas para artigos limítrofes): 29 de julho de 2022 1 de agosto de 2022
– Notificação final:  16 de agosto de 2022 9 de agosto de 2022
– Versão final: 26 de agosto de 2022 22 de agosto de 2022

Coordenação do Programa de Artigos Completos:

Damires Souza
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) damires@ifpb.edu.br