Os autores de trabalhos aceitos devem se registrar e apresentar seus trabalhos durante a conferência.

Considerando os temas de interesse do SBBD (isoladamente ou em conjunto), os autores dos trabalhos submetidos ao congresso devem seguir as seguintes recomendações:

  • Os artigos devem destacar claramente o contexto da pesquisa relatada.
  • Os autores devem indicar os temas de interesse para o SBBD 2022.
  • Na introdução, não deixe de destacar a motivação do trabalho, o problema de pesquisa, os objetivos gerais e específicos, a contribuição e sua originalidade científica, apresentando a justificativa e relevância do trabalho.
  • Os trabalhos do SBBD devem posicionar os trabalhos apresentados em relação aos trabalhos relacionados publicados na literatura especializada, mostrando a necessidade de uma nova abordagem, o aprimoramento de uma já existente ou mesmo a aplicação do gerenciamento de dados em problemas reais. Algumas sugestões de periódicos e eventos científicos da área, que podem servir de base para a pesquisa são (lista não exaustiva): SBBD, JIDM, KDMile, VLDB, SIGMOD, EDBT, ICDE, CIDR, Journal of Information Systems, Decision Sistemas de Suporte, Jornal de Ciências da Informação.
  • Os trabalhos do SBBD devem descrever com clareza a metodologia científica empregada, bem como apresentar a análise ou discussão dos resultados, destacando as contribuições da pesquisa e inovação e, para uma determinada área de aplicação, posicionando-a em relação a outros trabalhos da área. Os autores devem descrever os resultados de forma objetiva, relacionando o problema e os objetivos da pesquisa. As limitações da pesquisa e de trabalhos futuros também devem ser apontadas.
  • Por favor, revise o texto de acordo com o idioma utilizado e a formatação. O texto deve ser cuidadosamente revisado quanto à sua redação, devendo ser claro, objetivo e não conter erros de linguagem. Formate seu artigo de acordo com o modelo de artigo da SBC e revise os formatos de citação e referência. As figuras e tabelas devem ser legíveis.
  • Em relação à fase de revisão, os trabalhos submetidos ao SBBD 2022 que passarão por um processo de revisão ”duplo-cego” (artigos completos e curtos) devem garantir o anonimato da autoria. Os autores devem, pelo menos, fazer o seguinte: (i) os nomes e afiliações dos autores não devem aparecer na página de rosto ou em qualquer outro lugar do artigo; (ii) as autorreferências devem ser limitadas apenas a artigos que sejam relevantes para os revisores do artigo submetido, e a terceira pessoa deve ser usada para se referir a trabalhos que os autores tenham realizado anteriormente, por exemplo, substituir quaisquer frases como “como mostramos antes” com “… foi exibido antes de [Autor 2020]”; (iii) quando a autocitação explícita for necessária, a lista de referência deve ser ocultada:  ‘[Autor 2007] Detalhes omitidos para revisão duplo-cega.’; e (iv) fontes de financiamento, membros do grupo de pesquisa ou outros colegas ou colaboradores, não devem ser citados em nenhuma parte do trabalho. O objetivo é permitir que o leitor compreenda plenamente o contexto do artigo submetido, preservando o anonimato. É responsabilidade dos autores fazer o possível para preservar o anonimato. Artigos que não seguem as diretrizes, ou de outra forma divulgam a identidade dos autores, estão sujeitos a rejeição instantânea.
  • Por favor, revise o texto de acordo com o idioma utilizado e a formatação. O texto deve ser cuidadosamente revisado quanto à sua redação, devendo ser claro, objetivo e não conter erros de linguagem. Formate seu artigo de acordo com o modelo de artigo da SBC e revise a citação e formatos de referência. As figuras e tabelas devem ser legíveis.

Sugerimos que todos os trabalhos completos disponibilizem seus códigos, dados, scripts e notebooks, se possível. Embora não seja obrigatório para aceitação, fornecer esse material extra pode ajudar os revisores a avaliar seu trabalho mais detalhadamente.