Datas: 25-29 de setembro, 2023
Cidade: Belo Horizonte – Minas Gerais
Local: PUC-Minas unidade Praça Liberdade
Endereço: Avenida Brasil, 2.023 – Prédio 1 – Edifício Dom Cabral – Bairro Savassi


A Principal Conferência Brasileira em Big Data, Engenharia e Ciência de Dados

O SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS (SBBD) é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) sobre ciência e tecnologia na grande área de bancos de dados. É a principal conferência brasileira e a maior da América Latina sobre ciência de dados e big data. O SBBD é promovido anualmente pela Comissão Especial de Bancos de Dados (CEBD) da SBC e envolve as comunidades científica, acadêmica e industrial nacionais e internacionais. O evento abrange questões em gerenciamento de dados, pesquisa de banco de dados e sistemas de informação, ciência de dados, big data e outros tópicos relacionados, considerando os dados como uma pedra angular tecnológica de aplicativos emergentes.

Juntamente com sessões técnicas com apresentação de artigos científicos selecionados e avaliados criteriosamente,  acontecem atividades que incluem ferramentas desenvolvidas (demos), um workshop de trabalhos de pesquisa de doutorado, mestrado e também de estudantes de graduação. O simpósio terá palestras convidadas, tutoriais e minicursos ministrados por professores e pesquisadores ilustres da comunidade nacional e internacional.  O SBBD é um fórum de apresentação e discussão de temas importantes e recentes na área, reunindo estudantes, pesquisadores, profissionais, fornecedores, governo e sociedade em geral para a divulgação de resultados de pesquisa e inovação, promover a troca de conhecimento e a atualização tecnológica dos participantes.

Assim como já ocorreu em outros anos, a 38ª edição do SBBD ocorrerá co-localizado com o Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe 2023). Inscritos no SBBD terão direito de participar do KDMiLe e vice-versa.