Resumo

A tecnologia Main Memory Database (MMDB) tem sido uma alternativa eficiente para aplicações de missão crítica em tempo real e de alto desempenho. No entanto, os MMDBs são mais vulneráveis a falhas devido à volatilidade da memória. Embora o componente de recuperação pareça semelhante em sistemas orientados a disco e memória, esses sistemas diferem drasticamente na forma como implementam seus componentes de arquitetura. Este tutorial tem como objetivo fornecer uma revisão completa das técnicas de recuperação de MMDBs. Para atingir esse objetivo, o tutorial revisa os principais conceitos de recuperação de banco de dados e implementações de MMDB. Só então, apresentamos as técnicas de recuperação de MMDBs e discutimos as estratégias de recuperação de uma amostra representativa de MMDBs modernos.

Autores

Angelo Brayner (Univ. Federal do Ceará – UFC) recebeu o título de Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil, em 1994. Em 1999 ele recebeu seu Ph.D. pela Universidade de Kaiserslautern, Alemanha, atuando na área de Gerenciamento de Transações em Sistemas Multidatabase. Está na Universidade Federal do Ceará, Brasil, desde 2001 como professor titular e líder do grupo de pesquisa CEARA (AdvanCEd dAtabase Research). Seus atuais interesses de pesquisa incluem sistemas de transações de alto desempenho, bancos de dados de memória principal e processamento de consultas em redes de sensores sem fio e bancos de dados móveis.


José Maria Monteiro (Univ. Federal do Ceará – UFC) recebeu o título de Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil, em 2001. Em 2008 ele recebeu seu Ph.D. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil, atuando na área de Bancos de Dados Autogerenciados e Autonômicos. Está na Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil, desde 2010 como professor titular e pesquisador do grupo de pesquisa ARIDA (Advanced Research In Database). Publicou mais de 50 artigos em revistas internacionais e actas de conferências e coordenou vários projectos de investigação e desenvolvimento. Seus atuais interesses de pesquisa incluem ciência de dados, big data e desinformação. José Maria foi Presidente do Departamento de Informática (2012-2015).


Arlino Magalhaes (Univ. Federal do Piauí – UFPI) é Ph.D. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2022). Seu mestrado também foi realizado na Universidade Federal do Ceará (2013). Graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (2004). Atualmente, atua como professor do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Piauí. Durante seu doutorado, publicou alguns artigos relevantes na área de pesquisa em recuperação de MMDB, como \cite{magalhaes2021main}, \cite{magalhaes2021instantRecovery} e \cite{magalhaes2021indexed}. Tem áreas de interesse em engenharia de banco de dados e software, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de dados autoajustáveis, bancos de dados em nuvem e bancos de dados in-memory.