Processamento de Linguagem Natural

Resumo

O processamento de linguagem natural (PLN) é uma área de pesquisa interdisciplinar, envolvendo principalmente a Computação e a Linguística, que visa processar o conteúdo oral e textual produzido pelos seres humanos. Neste minicurso o foco será no processamento de textos escritos em português do Brasil, com a apresentação de toolkits e recursos específicos para esse idioma. O minicurso, com duração de 4 horas, irá abordar etapas de pré-processamento, anotação de corpus e geração de representações e modelos de linguagem mais utilizados na atualidade para gerar importantes aplicações presentes em nosso dia-a-dia como os agentes conversacionais (chatbots), os assistentes virtuais e os analisadores semânticos capazes de retornar, por exemplo, a polaridade (valência) de uma postagem em uma rede social.

Instrutoras

Helena Caseli (UFSCar) é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre, doutora e pós-doutora em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2008. Entre suas pesquisas no PLN estão as relacionadas à tradução automática, identificação de relações semânticas, processamento multimodal (texto e imagem), anotação de corpus e processamento de dados gerados pelos usuários (em especial, das redes sociais). Em 2020 foi uma das fundadoras do grupo “Brasileiras em PLN” (https://sites.google.com/view/brasileiras-pln) do qual as demais autoras deste minicurso também fazem parte.


Cláudia Freitas (PUC-Rio) é doutora em Linguística pela PUC-Rio (2007) e professora da mesma instituição. Suas pesquisas em PLN estão relacionadas principalmente à anotação e à criação de datasets linguísticos (de identificação de opinião; de relações semânticas, de entidades mencionadas e treebanks). Participa do grupo “Brasileiras em PLN”.


Roberta Viola (consultoria Kunumi) é Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Suas pesquisas em PLN estão relacionadas à semântica, pragmática, processamento de dados públicos dos parlamentares brasileiros e processamento de dados de redes sociais. Participa do grupo “Brasileiras em PLN” e atualmente atua no setor privado, como engenheira de aprendizado de máquina em uma empresa de consultoria (Kunumi).


Fotos do evento