Com o retorno do SBBD (Simpósio Brasileiro de Banco de Dados) ao formato presencial, teremos, no SBBD 2022, a segunda edição da Maratona SQL. Inspirada na maratona de programação da SBC, a maratona SQL tem como objetivo principal atrair alunos de graduação e desenvolvedores em geral para a área de Banco de Dados, mais especificamente para o SBBD.

Assim, a competição irá medir a habilidade dos participantes em resolver problemas, utilizando a linguagem SQL (Structured Query Language), linguagem padrão de acesso a bancos de dados relacional. Para tanto, será dado um esquema de banco de dados, com sua instância. As soluções (consultas) serão avaliadas quanto à corretude e ao tempo de resposta (eficiência).

Cada equipe será formada por até três componentes, alunos de graduação ou graduados (desenvolvedores). As equipes só poderão usar um único computador, para resolver até seis problemas em até 2,5 horas. Os times podem utilizar livros, artigos ou manuais impressos. O sistema de banco de dados utilizado na maratona será o PostgreSQL. Portanto, faz-se necessário o conhecimento da sintaxe SQL dele. A classificação das equipes se dará pelo número de problemas resolvidos.  O critério de desempate será o tempo de resposta de todas as consultas.  A equipe vencedora será a que resolver maior número de problemas, cujas soluções apresentem um menor tempo de execução.

As três equipes melhores classificadas receberão certificados.

Inscrições

As inscrições das equipes serão gratuitas e deverão ser feitas no local do evento, até duas horas e meia antes do início da competição.

Datas importantes

Data-limite para inscrição de times: 

Até às 12h do dia 22/9, no local do evento.

Data da competição

A competição terá início às 14h30 do dia 22/9, e se encerrará às 17h.

22