DSW – Dataset Showcase Workshop

A publicação e disponibilização de conjuntos de dados (abertos ou não) tornaram-se altamente relevantes devido à grande atenção dada por diversos segmentos, como mídia, indústria, academia e governo. A tarefa de disponibilizar dados é importante por inúmeros motivos, que vão desde sua reutilização em aplicativos digitais desenvolvidos pela sociedade, até a possibilidade de reprodução de experimentos e desenvolvimentos pela comunidade científica. Portanto, no contexto da comunidade brasileira de banco de dados, disponibilizar conjuntos de dados é intrinsecamente importante devido à promoção de novas questões de pesquisa e desenvolvimento que tal tarefa pode alcançar.

Assim, o objetivo do SBBD DSW é fornecer um fórum para compartilhar e discutir as formas de construção e organização de conjuntos de dados que servem de base para os trabalhos de pesquisa realizados na comunidade científica brasileira. A contribuição de um artigo a ser publicado no SBBD DSW é o produto final na forma de um dataset, geralmente extraído de alguma base de dados ou plataforma Web, limpo e tratado, muitas vezes aumentado com dados externos, e passível de ser reutilizado em outros cenários, ou para reproduzir experimentos. A contribuição é o produto na forma do conjunto de dados, mas o artigo deve apresentar todas as informações necessárias para compreendê-lo e utilizá-lo.

Os tópicos de interesse e as instruções aos autores, além das datas importantes para submissão, estão disponíveis na página de chamada de contribuições para o DSW

Artigos Aceitos para Apresentação (TBA)

Coordenação DSW

Carina F. Dorneles, UFSC
Mirella M. Moro, UFMG
Eric Araujo, UFLA

As edições anteriores estão disponíveis em http://bit.ly/sbbd-dsw