Datas Importantes

  • Data limite para submissão: 11 de julho 2022
  • Notificação dos trabalhos aceitos: 25 de julho 2022
  • Versão final para publicação nos anais: 1 de agosto 2022 20 de agosto de 2022

Chamada de Trabalhos para o Workshop de Teses e Dissertações em Bancos de Dados

O Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) tem estimulado a integração e colaboração entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área. O XXI Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD) é um evento integrante do SBBD. Ele é dedicado à discussão de trabalhos desenvolvidos por estudantes de mestrado e doutorado, incluindo trabalhos em andamento.

O WTDBD visa proporcionar um ambiente construtivo para discussões. O workshop permite que estudantes possam divulgar seus resultados de pesquisa e obter a opinião de pesquisadores experientes em Banco de Dados sobre suas propostas de investigação. O evento provê oportunidade para a interação de estudantes com uma banca de pesquisadores, que podem sugerir e recomendar ações visando o aprimoramento da pesquisa.

Os participantes do WTDBD poderão aproveitar para participar do evento anual SBBD, sendo o mais relevante do país na área de Banco de Dados. Os participantes do WTDBD também podem aproveitar para participar do evento anual de pesquisa mais importante do país na área de Banco de Dados. Nas últimas edições do SBBD tem-se estimulado grandemente a integração e cooperação de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área, sempre que possível, através de auxílio aos estudantes.

Submissões

Trabalhos de doutorado: devem, preferencialmente, envolver estudantes que tenham sido aprovados em exame de qualificação, ou similares.

Trabalhos de mestrado: serão priorizados para aceitação no evento os trabalhos de mestrado que já tenham pelo menos a proposta de pesquisa, ou similar, aprovada.

Trabalhos concluídos ou que serão concluídos até a data do evento não serão aceitos no WTDBD 2022.

Os artigos devem seguir o modelo da SBC e serem submetidos via o sistema JEMS em formato PDF exclusivamente. Os artigos podem ser submetidos em português ou inglês. Se a submissão for efetuada em inglês, pede-se que seja incluído um resumo em português. Não é exigido, mas recomenda-se fortemente que trabalhos de doutorado sejam submetidos em inglês.

Os trabalhos – tanto mestrado como doutorado – devem conter um máximo de 7 páginas. A primeira página é exclusiva para encaminhamento, contendo as seguintes informações:

Trabalhos de doutorado: devem, preferencialmente, envolver estudantes que tenham sido aprovados em exame de qualificação, ou similares.

Trabalhos de mestrado: serão priorizados para aceitação no evento os trabalhos de mestrado que já tenham pelo menos a proposta de pesquisa, ou similar, aprovada.

Trabalhos já concluídos ou que serão concluídos até a data do evento não serão aceitos no WTDBD 2022.

Os artigos devem ser formatados segundo o modelo da SBC e submetidos ao sistema JEMS em formato PDF exclusivamente. Os manuscritos podem ser submetidos em português ou inglês, neste último caso pede-se que seja incluído um resumo em português. Não é exigido, mas recomenda-se fortemente que trabalhos de doutorado sejam submetidos em inglês.

Os trabalhos – tanto mestrado como doutorado – devem conter um máximo de 7 (páginas), sendo que a primeira página é exclusiva para encaminhamento, contendo as seguintes informações:

  • Título do trabalho submetido e nível: mestrado ou doutorado;
  • Resumo em português (apenas para submissões em inglês);
  • Nome completo do estudante e do nome do(s) orientador(es)/co-orientador(es);
  • E-mail de contato do estudante e do orientador principal;
  • Universidade e programa de pós-graduação ou departamento;
  • Mês e ano de ingresso do estudante no programa de pós-graduação;
  • Mês e ano previstos para defesa do mestrado ou doutorado;
  • Etapas concluídas e datas de referência (ex. conclusão de exame de qualificação);
  • Se houver, lista de publicações do estudante relacionadas ao trabalho submetido.

As demais 6 páginas do artigo devem incluir o conteúdo da pesquisa. Os seguintes itens são esperados:

  • Formulação clara do problema de pesquisa;
  • Descrição da motivação e justificativa para a pesquisa;
  • Relevância da pesquisa na área de Banco de Dados;
  • Principal diferencial com os trabalhos da literatura (breve visão comparativa com trabalhos relacionados);
  • Descrição da solução proposta e sua contribuição específica e esperada como avanço de pesquisa;
  • Metodologia da pesquisa empregada para o desenvolvimento da investigação;
  • Avaliação preliminar de resultados obtidos, se disponível;
  • Referências bibliográficas.

A publicação dos trabalhos aceitos é condicional à inscrição no SBBD 2022 e apresentação oral do estudante durante o evento. As submissões devem ter aprovação do orientador do estudante, confirmando através de e-mail enviado ao coordenador do WTDBD 2022 em qual estágio se encontra a pesquisa e concordando com a submissão e participação do estudante no WTDBD 2022.

Coordenação do WTDBD

Eduardo C. de Almeida (UFPR, Brazil) – eduardo@inf.ufpr.br