SBBD 2022 Tutoriais

A sessão Demos and Applications do SBBD 2022 é um fórum de discussão para troca de experiências e o SBBD 2022 convida a submissão de propostas de tutoriais. Cada tutorial será apresentado em até 3 horas. Consideraremos propostas de tutoriais introdutórios e avançados sobre temas da área de banco de dados ou área afim. Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados aos seguintes tópicos de interesse. Tutoriais introdutórios devem ter como alvo um público composto por estudantes avançados de graduação e pós-graduação, bem como participantes da indústria. Portanto, eles podem ser considerados como cursos de “reciclagem”, embora não devam ser sobre tópicos tradicionais de “livros didáticos”. Tutoriais avançados, por outro lado, devem cobrir o estado da arte de um tópico, motivando e expondo possíveis problemas de pesquisa.

Instruções para autores

Authors must submit a paper of up to 6 pages, including images and references, describing the main Os autores devem submeter um artigo de até 6 páginas, incluindo imagens e referências, descrevendo as principais propostas do fTutorial, devendo ter no máximo 5 páginas, em fonte Times New Roman, corpo 12, e deve incluir os seguintes itens (nesta ordem):

  • Título do tutorial, nome completo dos autores, afiliações, e-mails e URL das respectivas home pages (se disponíveis).
  • Caso o tutorial proposto tenha sido apresentado anteriormente, indique onde o tutorial foi apresentado anteriormente e como ele será atualizado e aprimorado para o SBBD 2022.
  • Tipo de tutorial (introdutório ou avançado).
  • O público-alvo e seu histórico assumido.
  • O idioma em que o tutorial será apresentado (inglês ou português).
  • Um resumo (não mais que 100 palavras) descrevendo o objetivo principal do tutorial.
  • Esboço do tutorial (lista de tópicos e uma breve descrição de como os tópicos serão abordados).
  • Lista de (até 10) referências relacionadas.
  • Uma breve biografia dos autores (até 20 linhas/autor).
  • O nome de quem apresentará o tutorial, no caso de tutorial proposto por mais de um autor. Os autores podem compartilhar a apresentação, ou seja, mais de um autor pode apresentar o tutorial.
  • Equipamento audiovisual necessário (por exemplo, projetor multimídia e recursos de computador).

Instruções para submissões

As propostas de tutoriais submetidas podem ser redigidas em português ou inglês. Submissões em inglês são fortemente encorajadas. As propostas submetidas serão analisadas com base na originalidade, relevância, solidez técnica e clareza de apresentação. As propostas de tutoriais devem ser enviadas como anexos em PDF para RRC@ufscar.br. O assunto do e-mail deve ser: “SBBD 2022 Tutorial Session”. Por favor, envie e-mail com o assunto sugerido para auxiliar o coordenador a filtrar as mensagens de seu interesse. Formatos diferentes de PDF não serão aceitos. O SBBD 2022 reserva-se o direito de recusar todas as propostas de tutoriais submetidas, bem como incluir apresentações de tutoriais convidadas.

Datas importantes

– Submissão de Propostas: 15 de junho de 2022
– Notificação dos Autores: 15 de julho de 2022
– Submissão da versão final: 1º de agosto de 2022

Coordenação do Programa de Tutoriais

Ricardo Rodrigues Ciferri
Departamento of Computação
da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Brasil

Contato

Para outras informações favor entrar em contato com Ricardo Rodrigues Ciferri RRC@ufscar.br, anotando, no assunto, “Sessão Tutorial SBBD 2022”. Por favor, envie e-mail com o assunto sugerido para auxiliar o coordenador a filtrar as mensagens de seu interesse.