Os artigos curtos devem apresentar resultados iniciais ou trabalhos em andamento em qualquer um dos tópicos de interesse do SBBD. Os artigos curtos devem ser originais e submissões inéditas em teoria, tecnologia ou prática de gerenciamento de dados. As submissões nesta categoria devem apresentar resultados de pesquisa e discussão em qualquer um dos tópicos de interesse do SBBD. O SBBD receberá trabalhos curtos de acordo com as seguintes categorias igualmente importantes.

PESQUISA: Artigos científicos com contribuições para a pesquisa na área de SBBD.

VISÃO: Os artigos de visão devem apresentar novos problemas, novos domínios de aplicação ou novas metodologias que possam estimular novas pesquisas e discussões significativas. Os artigos de visão devem convencer o público de que a ideia em mãos é válida e vale a pena ouvir, sem a necessidade de apresentar trabalhos de pesquisa concluídos e/ou resultados validados.

INDUSTRIAL ou APLICAÇÕES: Artigos industriais apresentam novas aplicações do mundo real de sistemas de gerenciamento de dados e experiência na aplicação de avanços de pesquisas recentes para problemas do mundo real. Problemas do mundo real podem surgir da indústria, sociedade, governo, comunidade científica ou outros tipos de empresas.

Instruções para submissões

No momento da submissão, os artigos curtos devem incluir uma tag de categoria como prefixo do título da submissão, como “[Pesquisa] Um novo método para P“, “[Visão] Gerenciamento de dados nos próximos anos”; “[Industrial ou Applicação] Gestão de dados à luz do Company C Challenge”.

Os resumos do SBBD devem ser redigidos em português ou inglês e não exceder 6 páginas, conforme modelo SBC. Os artigos curtos submetidos ao SBBD não devem ter sido submetidos simultaneamente a qualquer outro fórum (conferência ou revista), nem já ter sido publicados em outro lugar. A aceitação de um trabalho implica que pelo menos um de seus autores se inscreva no simpósio para apresentá-lo. Os trabalhos devem ser enviados até o prazo por meio do site JEMS.

Os artigos curtos enviados passarão por um processo de revisão “duplamente cego” e serão revisados com base na originalidade, relevância, solidez técnica e clareza da apresentação. Particularmente, artigos industriais ou de aplicação também serão revisados com base no contexto e potencial de inovação.

Considerando os temas de interesse do SBBD (isoladamente ou em conjunto), os autores dos trabalhos submetidos ao congresso devem seguir algumas recomendações.

Datas Importantes

– Registro de resumos:  11 de julho de 2022 (deadline estendido)
– Submissão dos artigos: 11 de julho de 2022 (deadline estendido) 13 de julho de 2022 (prazo final)
– Notificação dos autores: 9 de agosto de 2022
– Submissão da versão final: 23 de agosto de 2022

Coordenação do Programa de Artigos Curtos:

Daniel Kaster
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
dskaster@uel.br