CTDBD

O Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados (CTDBD) do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) tem como objetivos selecionar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado em Banco de Dados do país que tenham sido desenvolvidas em instituições de ensino e pesquisa brasileiras, defendidas e aprovadas no período entre 1º de janeiro de 2022 e 30 de abril de 2024. Podem concorrer as teses e dissertações relacionadas aos tópicos de interesse do SBBD

As teses e dissertações são avaliadas conforme os resultados científicos e tecnológicos do trabalho aprovado, assim como pelo seu potencial impacto no estado da arte e/ou de inovação na área de Banco de Dados e aplicações inovadoras centradas em dados.

Com o objetivo de revelar as pesquisas qualificadas sendo desenvolvidas no Brasil, e incentivar a ampla participação de toda a comunidade, o CTDBD vem em 2024 com um formato inovador: concurso anual, submissão facilitada, processo seletivo on-line, e apresentação e premiação da melhor dissertação e da melhor tese em Banco de Dados presencialmente no SBBD.

Important dates:

Primeira fase: submissão dos trabalhos e ranqueamento dos trabalhos

  • Abstracts registration: (22/05/2024)03/06/2024
  • Submissão (resumo executivo, comprovante de conclusao, dissertação/tese): (03/06/2024)10/06/2024
  • Notificação dos autores selecionados para a apresentação: 15/07/2024

Segunda Fase: apresentação dos trabalhos de forma on-line

  • Apresentação dos trabalhos selecionados: 12-23/08/2024
  • Divulgação dos resultados: até 24/08/2024 (melhor dissertação, melhor tese, menções honrosas)
  • Entrega da versão final para os anais: 30/08/2024

Terceira Fase: apresentação e premiação dos dois trabalhos vencedores (melhores dissertação e tese) no SBBD.

Processo de Seleção:

O processo de seleção ocorrerá em duas fases.

  • Primeira fase: cada trabalho submetido é avaliado por pelo menos três especialistas, os quais analisam o material submetido pelos autores (ver os documentos necessários na seção “Submissão de Trabalhos”). Com base nas avaliações feitas, um comitê formado por meta-revisores selecionará os três trabalhos melhor avaliados de cada categoria: até 3 (três) teses de doutorado e até 3 (três) dissertações de mestrado. Em caso de empate, mais trabalhos podem ser selecionados para a segunda fase. 
  • Segunda fase: os autores dos trabalhos selecionados devem apresentar em sessão on-line pública seus trabalhos a um Comitê Avaliador. Cada apresentação deve ter duração de 15 minutos, e deve ser obrigatoriamente feita  pelo mestre/doutor autor do trabalho. Cada apresentação é seguida de questionamentos, também de duração de 15 minutos. As datas das sessões serão divulgadas com 15 dias de antecedência. Dessas apresentações, serão selecionadas a melhor tese e a melhor dissertação. Para fins de premiação, serão avaliados o conteúdo científico com os pareceres já emitidos na primeira fase, a qualidade da apresentação oral e a desenvoltura nas respostas às perguntas realizadas após a apresentação oral. 

Premiação e Publicação:

Os trabalhos premiados serão apresentados de forma presencial em uma sessão do SBBD 2024. Um resumo estendido dos vencedores e menções honrosas será publicado nos Anais do SBBD 2024 junto aos eventos satélites.

Instruções de Submissão:

As submissões devem ser realizadas pelo mestre/doutor autor do trabalho usando o sistema JEMS. Assume-se que a submissão tem o aval do orientador.

Cada submissão deve incluir os seguintes documentos:

  • Resumo executivo do trabalho em formato descrito abaixo.
  • Documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada no período definido nessa chamada (ex: diploma, ata, certificado).
  • Texto completo da tese ou dissertação.

Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF. O trabalho será examinado com base no resumo executivo. O texto completo da tese ou dissertação serve, essencialmente, como fonte de consulta adicional para os avaliadores sobre os resultados do trabalho. A produção técnica/científica é uma dimensão importante de qualidade da pesquisa, mas será considerada em conjunto com a contribuição da dissertação/tese defendida e aprovada. 

Formato do Resumo Executivo

O resumo executivo tem uma (1) folha de rosto, até duas (2) páginas de descrição no formato de itens específicos, até uma (1) página para produção científica e tecnológica, e um número ilimitado de páginas para referências bibliográficas. As margens horizontais/verticais devem ser de no mínimo 2 cm.

Página 1: folha de rosto com a identificação do autor e de seu trabalho

Categoria: Mestrado ou Doutorado

Autor

Título

Programa de Pós-Graduação/Universidade

Orientador (incluir co-orientador, se pertinente) 

Data de Defesa e aprovação: 

Nome dos membros da banca com respectiva afiliação.

Nota e Menção honrosa:

  • Informar se sua instituição estabelece nota e/ou conceito, informando a nota/conceito obtido (com a escala)
  • Informar se sua instituição atribui menção de louvor, destaque ou equivalente, informando se recebeu.

Highlights: até 5 pontos de highlights do trabalho. Usamos a definição de highlights conforme Elsevier. Cada highlight tem até 85 caracteres, e capturam algum aspecto inovador e/ou de destaque de seu trabalho. 

Páginas 2 e 3: Descrição do trabalho por meio de campos pré-definidos. Você pode distribuir o conteúdo como quiser ao longo das duas páginas, mas os campos devem ser estes e somente estes.

  1. Contexto e problema: Descreva o contexto que motiva seu trabalho, esclarecendo a importância de seu trabalho para esse cenário, a relevância da pesquisa, bem como aplicabilidade e impacto de sua solução. Descreva o problema resolvido (problem statement), sua complexidade, os desafios e as lacunas/oportunidades de inovação abordadas pelo seu trabalho.
  2. Objetivo: descreva os objetivos de seu trabalho. Destaque como os desafios/lacunas são abordados seu trabalho por meio de características diferenciadoras e/ou inovadoras de sua pesquisa/abordagem.
  3. Contribuição: resumir as principais contribuições de seu trabalho. Pode incluir, além das inovações científicas, datasets públicos (com link) ou código/software público (com link).
  4. Avanço no estado da arte: resuma como seu trabalho se destaca em relação aos trabalhos relacionados, e como avança o estado da arte em relação às principais publicações na área. Referencie os trabalhos constantes nas referências bibliográficas segundo citação numérica.
  5. Resumo de sua solução: descrição resumida de sua solução, destacando as principais características diferenciadoras/inovadoras, desafios enfrentados, problemas resolvidos. Use texto ou figura como apropriado.
  6. Avaliação: descreva como o trabalho foi avaliado/validado, incluindo os principais objetivos de avaliação e experimentos realizados, e as principais conclusões

Folha 4: Liste aqui produção científica, técnica e/ou prêmios com relação direta a seu trabalho. Somente as publicações aqui listadas podem ser citadas em sua apresentação, caso passe para a segunda fase.

  • Produção científica: liste as comunicações orais ou escritas decorrentes de seu trabalho, com autores, título e informação identificando o fórum. Pode incluir artigos em periódicos e conferências, pôsteres, mini-cursos, entrevistas, etc. Liste em ordem de importância (do mais ao menos importante). Caso o fórum possua QUALIS, cite. Pode incluir artigos no prelo (isto é, já aceitos, mas não publicados). 
  • Artigos submetidos. Descreva aqui as comunicações escritas decorrentes de seu trabalho que foram submetidas a algum fórum, mas que ainda não decisão sobre a avaliação pelos pares. Incluir autores, título, fórum, ano, e se houveram, etapas intermediarias avançando na avaliação. 
  • Produção Técnica, registros e patentes: listar aqui produção técnica decorrente de seu trabalho, software ou patente, descrevendo brevemente
  • Prêmios: descreva aqui prêmios, destaques e menções honrosas obtidos como decorrência de seu trabalho. Relacione o prêmio, a entidade/evento que concede, e o ano. Caso a seleção final não tenha ocorrido, pode incluir seleção para etapas intermediárias.

Página 5 em diante: referencias bibliográficas que necessitar citar nas folhas 2 e 3.