INFORMAÇÕES GERAIS

O 1º Workshop em Tecnologias para Recuperação de Informação em Textos (I WTRIT), evento do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD – https://sbbd.org.br/2019/ 7-10 Outubro, 2019), fornece um espaço de discussão para apresentação de novas soluções, novas ideias ou ferramentas específicas para sistemas de recuperação e compreensão de textos.

O desenvolvimento de soluções avançadas de recuperação de informação em textos requer o entendimento e a combinação de métodos de diferentes áreas de pesquisa, incluindo aprendizado de máquina, mineração de dados (Big Data), processamento de linguagem natural, inteligência artificial, engenharia da Web e interação e modelagem de usuários.

Recentemente, novos desafios surgiram para sistemas de RIT, como aqueles relacionados à FAT (Fairness, Accountability and Transparency). Descoberta de informação com algum viés ou a confiabilidade dos fatos e argumentos declarados são tópicos importantes do I WTRIT.

DATAS IMPORTANTES

  • Submissão de artigos: até 30 de Junho (NEW DEADLINE: 21 de Julho);
  • Notificação de aceite: 26 de Julho (NEW DEADLINE: 08 de Agosto);
  • Envio da versão final: 15 de Agosto.

TÓPICOS DE INTERESSE

A lista a seguir organiza tópicos para os quais contribuições para o WTRIT são bem-vindas, mas não limitadas a:

– Teoria. Modelos de recuperação, medidas de similaridade, análise formal;

– Avaliação. Construção de corpus, design de experimentos, medidas de desempenho, reprodutibilidade, benchmarking de algoritmos de Recuperação de Informação e Aprendizado de Máquina;

– Qualidade da Informação e Proveniência. Avaliação da qualidade do texto, reutilização de texto, reputação de confiança e autor, análise de proveniência;

– Tecnologias de Linguagem Natural para Aplicações de RI. Mineração de opinião, sumarização e simplificação de textos, resposta a perguntas, reconhecimento de entidades mencionadas, mineração de discurso e argumento;

– Personalização. Recuperação personalizada, detecção de contexto, criação de perfil de usuário, modelagem do usuário;

– Pesquisa na Internet. Ranqueamento e recomendação, classificação e segmentação de consultas, geração dinâmica de taxonomia;

– Análise de Mídias Sociais. Análise de pessoas, análise de redes sociais, análise de tendências;

– Web Semântica. Análise de metadados e tagging, extração de conhecimento, inferência e dados ligados;

– Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo. Aprendizagem de representação para mineração de texto;

– Explicações. Modelos explícitos de recuperação de informação em texto, explicações de resultados, avaliação de explicações.

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês. Cada artigo deve ter entre 6 e 12 páginas, incluindo resumo (e abstract, para artigos em português), figuras, diagramas, referências e anexos.

Os trabalhos devem ser formatados seguindo o modelo de artigos da SBC, disponível em:

https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros

Os artigos passarão por um processo de revisão pelo Comitê de Programa do WTRIT, e os trabalhos selecionados serão organizados para apresentação e publicação nos anais do evento. Pelo menos um dos autores de cada artigo selecionado deverá se inscrever no WTRIT e comparecer ao evento para apresentar seu trabalho.

MELHORES ARTIGOS

Os melhores artigos serão premiados com um certificado ao final do WTRIT.

COORDENAÇÃO DO COMITÊ

Profa. Vládia Pinheiro (Universidade de Fortaleza – UNIFOR – vladiacelia@unifor.br)

Prof. Regis Pires Magalhães (UFC & Insight Data Science Lab – regis@insightlab.ufc.br)

COMITÊ DE PROGRAMA (em formação)