3′ Concurso de Teses e Dissertações em Bancos de Dados — SBBD-CTDBD 2019.

CHAMADA DE SUBMISSÕES

O 3′ Concurso de Teses e Dissertações (CTDBD) do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados selecionará e premiará as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na Área de Banco de Dados do país concluídas, defendidas e aprovadas, no período de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2018. Podem concorrer as teses e dissertações relacionadas aos temas listados na Chamada de Trabalhos do SBBD 2019 (sbbd.org.br/2019/). As teses e dissertações serão avaliadas de acordo com os resultados científicos e tecnológicos gerados pelo trabalho, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na Área de Banco de Dados.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção das melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado em Banco de Dados de 2017 e 2018 ocorrerá em duas fases. 

Na primeira fase, cada trabalho submetido será avaliado por pelo menos três especialistas, os quais analisarão o material submetido pelos autores (vide os documentos necessários na seção “Submissão de Trabalhos”).  Após a análise, o Comitê de Avaliação indicará até 3 (três) teses de doutorado e 3 (três) dissertações de mestrado. 

Na segunda fase, os autores dos trabalhos selecionados deverão submeter uma revisão do artigo, atendendo às considerações eventualmente colocadas pelo Comitê de Avaliação. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o XXXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2019), em Fortaleza. Para fins de premiação, serão avaliados os artigos finais submetidos e a qualidade da apresentação oral. Os artigos das teses e dissertações selecionadas para apresentação serão publicados nos Anais do SBBD junto ao WTDBD. Os autores que não apresentarem seus trabalhos no SBBD não concorrerão aos prêmios. Os prêmios serão entregues na cerimônia de premiação durante o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD). 

Primeira fase:
12/07/2019: Registro do resumo
19/07/2017: Data limite para envio da tese ou dissertação, do artigo, do certificado de conclusão e e-mail do orientador
27/08/2017: Divulgação dos finalistas

Segunda fase:
10/09/2017: Data limite para envio da versão final do artigo (para os até 6 finalistas)

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

As submissões devem ser realizadas através do sistema EasyChair, no endereço: https://submissoes.sbc.org.br/Paper.cgi?c=3362

Cada submissão deve incluir os seguintes documentos:

* Resumo do trabalho, com até seis páginas;
* Documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada;
* Texto completo da tese ou dissertação;
* Além disso, as submissões devem ter a aprovação do orientador do aluno, confirmando através de e-mail enviado pelo orientador ao coordenador do CDTBD indicando que concorda com a submissão e participação do aluno no 3′ CTDBD. 

Todos os documentos submetidos devem ser enviados em formato PDF. 

INSTRUÇÕES 

O resumo deve descrever a essência e contribuições da tese ou dissertação, e será o documento básico usado na avaliação da submissão. Quando necessário, o resumo pode fazer referências ao texto da tese ou dissertação. O texto completo da tese ou dissertação servirá essencialmente como fonte de consulta para os avaliadores sobre os resultados do trabalho. Os resumos devem ser escritos em Português ou Inglês, respeitando o limite máximo de 6 (seis) páginas, incluindo o texto, as figuras, as referências e os apêndices. 

Os resumos devem seguir as regras de formatação do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação, que podem ser obtidas no sítio da conferência. O resumo deve deixar claras as contribuições, a originalidade e as possibilidades de impacto do trabalho, e deve indicar obrigatoriamente, antes do texto propriamente dito: 
título do trabalho, 
autor, 
departamento no qual foi aprovado, 
orientador e co-orientadores com as respectivas afiliações, 

O texto do resumo deve descrever: a motivação do trabalho, caracterizando a relevância do tema e os principais desafios de pesquisa tratados, seus objetivos e suas contribuições e os resultados relevantes obtidos.

Também devem ser indicados os subprodutos do trabalho, tais como patentes, programas registrados, programas de domínio público/livre e bancos de dados que o trabalho disponibilize para acesso público (com as respectivas URLs), artigos publicados ou aceitos para publicação (com informações sobre a relevância dos veículos de publicação em suas áreas), assim como quaisquer outros elementos que permitam qualificar o trabalho como sendo um dos melhores do país neste período. 

COORDENAÇÃO
Caetano Traina Júnior – Universidade de São Paulo – Departamento de ciências da Computação

Qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente para a coordenação do CTDBD 2019 no email: caetano@icmc.usp.br   Assunto: CTDB2019 – <tema da dúvida>

COMITÊ AVALIADOR
Agma Juci Machado Traina    
Altigran Soares da Silva
Angelo Brayner
Carina F. Dorneles
Cristina Ciferri
Daniel Kaster
Fabio Porto
Fernanda Baião
Javam Machado
José Maria Monteiro
José Palazzo Moreira de Oliveira
José Antonio Macêdo
Marco Antonio Casanova
Maria Camila Nardini Barioni
Mirella Moro
Renata Galante
Renato Fileto
Ronaldo Mello
Sergio Lifschitz
Valéria C. Times
Vanessa Braganholo