Chamada – CTDBD

O Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados (CTDBD) do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) tem como objetivo selecionar e premiar a melhor tese de doutorado e a melhor dissertação de mestrado em Banco de Dados do país que tenham sido desenvolvidas em instituições de ensino e pesquisa brasileiras, defendidas e aprovadas entre 1º de janeiro de 2024 e 30 de abril de 2025. Podem concorrer as teses e dissertações relacionadas aos tópicos de interesse do SBBD.

As teses e dissertações serão avaliadas conforme os resultados científicos e tecnológicos do trabalho aprovado, assim como pelo seu potencial impacto no estado da arte e/ou característica de inovação na área de Banco de Dados e em aplicações inovadoras centradas em dados.

Com o objetivo de divulgar as pesquisas qualificadas desenvolvidas no Brasil, e de incentivar a ampla participação de toda a comunidade, o CTDBD de 2025 terá o seguinte formato: concurso anual, submissão facilitada, processo seletivo on-line e premiação da melhor dissertação e da melhor tese em Banco de Dados sendo apresentadas presencialmente no SBBD 2025.

Datas Importantes

Primeira fase: submissão e ranqueamento dos trabalhos

    • Registro de resumos: 22/05/2025    03/06/2025   10/06/2025
      • Submissão (resumo executivo, comprovante de conclusão e dissertação/tese): 03/06/2025   10/06/2025
    • Notificação aos autores dos trabalhos selecionados para apresentação na segunda fase: 14/07/2025

Segunda Fase: apresentação dos trabalhos de forma on-line

    • Apresentação dos trabalhos selecionados: 28/07/2025 até 11/08/2025
    • Divulgação dos resultados: até 12/08/2025 (melhor dissertação e melhor tese)
    • Entrega da versão final para os Anais: 19/08/2025

Terceira Fase: apresentação e premiação dos dois (02) trabalhos vencedores (melhores dissertação e tese) no SBBD 2025.

Processo de Seleção

O processo de seleção ocorrerá em duas fases.

    • Primeira fase: cada trabalho submetido será avaliado por pelo menos três revisores, os quais analisarão o material submetido pelos autores (ver os documentos necessários na seção “Submissão de Trabalhos”). Com base nas avaliações feitas, os três trabalhos melhor avaliados de cada categoria (mestrado/doutorado) serão selecionados: até 3 (três) teses de doutorado e até 3 (três) dissertações de mestrado. Em caso de empate, mais trabalhos podem ser selecionados para a segunda fase. 
    • Segunda fase: os autores dos trabalhos selecionados devem apresentar em sessão on-line pública seus trabalhos a um Comitê Avaliador. Cada apresentação deve ter duração de 15 minutos, e deve ser obrigatoriamente feita pelo mestre/doutor autor do trabalho. Cada apresentação é seguida de questionamentos, também de duração de 15 minutos. As datas das sessões serão divulgadas com 15 dias de antecedência. Dessas apresentações, serão selecionadas a melhor tese e a melhor dissertação. Para fins de premiação, serão avaliados o conteúdo científico com os pareceres já emitidos na primeira fase, a qualidade da apresentação oral e a desenvoltura nas respostas às perguntas realizadas após a apresentação oral.

Premiação e Publicação

Os trabalhos premiados serão apresentados de forma presencial em uma sessão do SBBD 2025. Um resumo estendido dos vencedores e menções honrosas serão publicados nos Anais do SBBD 2025 junto ao material publicado sobre os eventos satélites. É necessária a presença dos autores premiados (da melhor tese e da melhor dissertação) que deverão estar presentes no supracitado simpósio para efetuar suas apresentações. É obrigatório que os autores dos trabalhos premiados utilizem seus próprios equipamentos (notebooks) durante as apresentações. Um equipamento adequado pode ser solicitado com antecedência à coordenação CTDBD do SBBD 2025, caso seja necessário.

Instruções de Submissão

As submissões devem ser realizadas pelo mestre/doutor autor do trabalho usando o sistema JEMS. Assume-se que a submissão tem o aval do orientador. As submissões devem ser feitas eletronicamente através do seguinte link: https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=4673 

Cada submissão deve incluir os seguintes documentos: 

    • Resumo executivo do trabalho em formato descrito abaixo.
    • Documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada no período definido nessa chamada (ex: diploma, ata de defesa assinada, certificado).
    • Texto completo da tese ou dissertação.

Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF. O trabalho será examinado com base no resumo executivo. O texto completo da tese ou dissertação serve, essencialmente, como fonte de consulta adicional para os avaliadores sobre os resultados do trabalho. A produção técnica/científica é uma dimensão importante de qualidade da pesquisa, mas será considerada em conjunto com a contribuição da dissertação/tese defendida e aprovada.

Formato do Resumo Executivo

O resumo executivo tem uma (01) folha de rosto, até duas (02) páginas de descrição no formato de itens específicos, até uma (01) página para produção científica e tecnológica, e um número ilimitado de páginas para referências bibliográficas. As margens horizontais/verticais devem ser de no mínimo 2 cm.

    • Página 1: folha de rosto com a identificação do autor e de seu trabalho, contendo as seguintes informações:
      1. Categoria: Mestrado ou Doutorado
      2. Autor
      3. Título
      4. Programa de Pós-Graduação/Universidade
      5. Orientador (incluir coorientador, se pertinente) 
      6. Data de defesa e aprovação
      7. Nomes dos membros da banca com respectiva afiliação.
      8. Nota e Menção honrosa:
        • Informar se sua instituição estabelece nota e/ou conceito, informando a nota/conceito obtido (com a devida escala)
        • Informar se sua instituição atribui menção de louvor, destaque ou equivalente, informando se recebeu isso.
      9. Highlights: até 5 pontos de highlights do trabalho. Usamos a definição de highlights conforme Elsevier. Cada highlight tem até 85 caracteres, e capturam algum aspecto inovador e/ou de destaque de seu trabalho.
    • Páginas 2 e 3: Descrição do trabalho por meio de campos pré-definidos. Você pode distribuir o conteúdo como quiser ao longo das duas páginas, mas os campos devem ser estes e somente estes:
      1. Contexto e problema: Descreva o contexto que motiva seu trabalho, esclarecendo a importância de seu trabalho para esse cenário, a relevância da pesquisa, bem como a aplicabilidade e o impacto de sua solução. Descreva o problema resolvido, sua complexidade, os desafios e as lacunas/oportunidades de inovação abordadas pelo seu trabalho.
      2. Objetivo: Descreva os objetivos de seu trabalho. Destaque como os desafios/lacunas são abordados em seu trabalho por meio de características diferenciadas e/ou inovadoras de sua pesquisa/abordagem.
      3. Contribuição: Resuma as principais contribuições de seu trabalho. Pode incluir, além das inovações científicas, datasets públicos (com link) ou código/software público (com link).
      4. Avanço no estado da arte: Resuma como seu trabalho se destaca em relação aos trabalhos relacionados, e como avança no estado da arte em relação às principais publicações na área. Referencie os trabalhos listados nas referências bibliográficas segundo citação numérica.
      5. Resumo de sua solução: Descreva resumidamente a sua solução, destacando as principais características diferenciadas/inovadoras, os desafios enfrentados, os problemas resolvidos. Use texto ou figura como apropriado.
      6. Avaliação: Descreva como o trabalho foi avaliado/validado, incluindo os principais objetivos de avaliação e experimentos realizados, e as principais conclusões obtidas na avaliação do referido trabalho.
    • Página 4: Liste aqui produção científica, técnica e/ou prêmios com relação direta a seu trabalho. Somente as publicações aqui listadas podem ser citadas em sua apresentação, caso passe para a segunda fase.
      1. Produção científica: liste as comunicações orais ou escritas decorrentes de seu trabalho, com autores, título e informação, identificando o fórum. Pode incluir artigos em periódicos e conferências, pôsteres, minicursos, entrevistas, etc. Liste em ordem de importância (do mais ao menos importante). Caso o fórum possua QUALIS, cite. Pode incluir artigos no prelo (isto é, já aceitos, mas ainda não publicados). 
      2. Artigos submetidos: Descreva aqui as comunicações escritas decorrentes de seu trabalho que foram submetidas a algum fórum, mas que ainda não obteve uma decisão final de aceitação. Incluir autores, título, fórum, ano, e se houveram, etapas intermediarias indicando avanços positivos na avaliação. 
      3. Produção Técnica, registros e patentes: Descreva brevemente aqui a produção técnica decorrente de seu trabalho, incluindo uma lista de software ou patente.
      4. Prêmios: Descreva aqui prêmios, destaques e menções honrosas obtidos como decorrência de seu trabalho. Liste o prêmio, a entidade/evento que o concedeu, e o ano de obtenção. Caso a seleção final ainda não tenha ocorrido, pode-se incluir comprovação da seleção para etapas intermediárias.
    • Página 5 em diante: referências bibliográficas que necessitar citar nas páginas 2 e 3.

Coordenação do SBBD 2025 – CTDBD

    • Valéria Cesário Times (UFPE)

Comitê de Programa

  • Agma Traina (ICMC – USP)
  • Ângelo Brayner (UFC)
  • Caetano Traina Júnior (ICMC – USP)
  • Carina Dorneles (UFSC)
  • Carmem Hara (UFPR)
  • Cristina Aguiar (ICMC – USP)
  • Daniel de Oliveira (UFF)
  • Daniel Kaster (UEL)
  • Fábio Porto (LNCC)
  • Flávio Sousa (UFC)
  • Javam Machado (UFC)
  • Jorge Barbosa (UNISINOS)
  • José Antônio Macedo (UFC)
  • José Maria Monteiro (UFC)
  • José Palazzo (UFRGS)
  • Karin Becker (UFRGS)
  • Marcela Ribeiro (UFSCar)
  • Marco Antonio Casanova (PUC-Rio)
  • Mirella Moro (UFMG)
  • Renata Galante (UFRGS)
  • Renato Fileto (UFSC)
  • Ricardo Ciferri (UFSCar)
  • Ronaldo Mello (UFSC)
  • Sergio Lifschitz (PUC-Rio)
  • Valeria Times (UFPE) – chair

Para Informações Adicionais

Para mais informações, contactar a responsável pelo CTDBD do SBBD 2025, por meio do endereço vct@cin.ufpe.br.

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