O SBBD 2025 convida à submissão de propostas de tutoriais. Cada tutorial será apresentado em até 3 horas. Consideraremos propostas de tutoriais introdutórios e avançados sobre tópicos do banco de dados ou áreas relacionadas (por exemplo, Ciência de Dados, IA Centrada em Dados). Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados aos seguintes tópicos descritos em https://sbbd.org.br/2025/call-for-papers/.
Os tutoriais introdutórios devem ter como alvo um público composto por estudantes avançados de graduação e pós-graduação, bem como participantes da indústria. Neste contexto, tutoriais podem ser considerados cursos de “reciclagem”, embora não devam ser sobre tópicos tradicionais de “livros didáticos”. Os tutoriais avançados, por outro lado, devem cobrir o estado da arte de um tópico, motivando e expondo possíveis questões de pesquisa.
As propostas de tutoriais deverão ter no máximo 5 páginas, em fonte Times New Roman, 12 pt. fonte e deve incluir os seguintes itens (nesta ordem):
As propostas de tutoriais submetidas poderão ser redigidas em português ou inglês. Submissões em inglês são fortemente encorajadas. As propostas enviadas serão analisadas com base na originalidade, relevância, solidez técnica e clareza de apresentação.
As propostas de tutoriais deverão ser enviadas por e-mail como anexos em PDF para eduardo.almeida@ufpr.br. O assunto do e-mail deverá ser: “Sessão Tutorial SBBD 2025”. Por favor, envie e-mail com o assunto sugerido para auxiliar o coordenador na filtragem de mensagens de interesse. Formatos diferentes de PDF não serão aceitos.
O SBBD 2025 reserva-se o direito de recusar todas as propostas de tutoriais submetidas, bem como de incluir apresentações de tutoriais convidados.
Eduardo Cunha de Almeida
Professor Associado, Departamento de Informática, UFPR
Contato
Para mais informações, entre em contato com Eduardo Almeida pelo e-mail eduardo.almeida@ufpr.br. Envie a mensagem com o assunto “SBBD 2025 Sessão de Minicursos”. Por favor, utilize o assunto sugerido para facilitar a triagem das mensagens de interesse pelo coordenador.