III Workshop de Trabalhos de Alunos de Graduação (WTAG) SBBD 2022

Datas Importantes

  • Registro de artigos: 27 de junho de 2022 10 de julho de 2022 11 de julho de 2022
  • Submissão de artigos: 14 de julho de 2022
  • Notificação de aceite: 25 de julho de 2022 31 de julho de 2022
  • Envio da versão final: 07 de agosto de 2022 15 de agosto de 2022

Apresentação

O III Workshop de Trabalhos de Alunos de Graduação (III WTAG) será realizado durante o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) 2022. O WTAG visa promover a participação de estudantes de graduação e de recém-graduados na produção e divulgação de trabalhos sobre temas relacionados à área de Banco de Dados. Autores estão convidados a submeter trabalhos que incluam resultados parciais ou finais das suas pesquisas tecnológicas e científicas, incluindo: Trabalhos de Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Iniciação Tecnológica (IT), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), implementações de software e projetos de pesquisa ou desenvolvimento independentes que se encaixem nos tópicos de interesse do SBBD 2022.

Instruções para Submissão

A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS. Para a submissão, os autores devem escrever artigos em inglês ou português, limitados a 6 (seis) páginas de conteúdo incluindo resumo (e abstract, para artigos em português), figuras, diagramas, e anexos, e uma página extra para referências. Os trabalhos devem ser formatados seguindo o modelo de artigos da SBC.

Os artigos passarão por um processo de revisão pelo Comitê de Programa do WTAG, e os trabalhos selecionados serão organizados para apresentação e publicação nos anais do evento.

Cada artigo deve ter no mínimo 2 autores: (1) um estudante de graduação ou recém-formado (graduado em 2021 ou 2020); e (2) professor orientador do trabalho.

O estudante deve ser o primeiro autor da submissão.

O estudante de cada artigo selecionado deverá se inscrever no SBBD 2022 e apresentar o trabalho.

Prêmio para os Melhores Artigos

Para fins de premiação, serão avaliados, por um Comitê específico do WTAG, os artigos aceitos revisados e a qualidade da apresentação oral realizada pelo estudante. Os melhores artigos serão premiados com um certificado ao final do WTAG.

Coordenação do WTAG

Rafaelli de Carvalho Coutinho (CEFET/RJ, Brazil) – rafaelli.coutinho@cefet-rj.br