O Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD) é o evento oficial de banco de dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o principal fórum nacional para apresentação e discussão de pesquisas atuais e avanços científicos com grande ênfase em tecnologias modernas de banco de dados. Sua importância ultrapassa a comunidade de pesquisa brasileira com diversas conexões com grandes centros de pesquisa de todo o mundo. Os tópicos de interesse do SBBD abrangem todo o espectro de aspectos teóricos e de aplicação do gerenciamento de dados. Os workshops destinam-se a servir como um fórum colaborativo intensivo para a troca de ideias inovadoras e direções de pesquisa.

Incentivamos os organizadores de workshops em potencial a enviar propostas para workshops altamente interativos, com foco em análises aprofundadas ou abordagens abrangentes para tópicos emergentes em bancos de dados.

Instruções para submissões

Uma proposta de workshop deve ter cerca de 3-5 páginas, em formato PDF, contendo as seguintes informações:

  • Título do workshop;
  • Temas de interesse para o workshop;
  • Significado em relação aos temas da conferência principal;
  • Formato e duração (meio dia ou 1 dia inteiro);
  • Comitê de programa proposto (nome, e-mails e afiliações);
  • Número esperado de submissões e de participantes;
  • Número esperado de trabalhos aceitos.

Por favor, anexe também um pequeno CV de cada organizador (limite de 2 páginas cada), incluindo foto, breve biografia de experiência na organização de eventos e qualquer informação disponível de edições anteriores do workshop que você está propondo, com ênfase nos números de inscrição e inscrição. Por favor, esteja ciente de que pelo menos um dos organizadores do workshop deve se inscrever no SBBD 2022 e participar da Conferência pelo menos durante o workshop.

As propostas de workshops devem ser enviadas diretamente por e-mail, para cesp@computacaco.ufcg.edu.br, com o assunto “[SBBD2022-Workshops] Propostas de Workshop”.


Processo de seleção

As propostas de workshops serão analisadas com base na qualidade da proposta, sua relação com os principais tópicos do SBBD, a probabilidade de atrair participantes suficientes, espaço para debate e discussão, bem como a capacidade prospectiva de organização das cadeiras. Os organizadores do workshop são incentivados a propor aos seus palestrantes e autores que preparem um artigo conjunto para esta sessão comum, a fim de estimular as interações e discussões dos participantes.


Coordenação do Workshop

Carlos Eduardo Santos Pires (UFCG, Brasil)


Datas importantes

  • Envio de proposta de workshop: 16 de maio de 2022
  • Notificação de aceitação: 23 de maio de 2022 (as datas de envio dos trabalhos do workshop serão definidas pelos respectivos coordenadores do workshop)
  • Envio da descrição do workshop e URL do site: 30 de maio de 2022
  • Submissão da versão final: 1º de agosto de 2022 (incluindo todos os trabalhos aceitos e um resumo do workshop, pelos respectivos coordenadores do workshop)