Um bate-papo sobre o que é a ciência de dados, sua importância, cases da sociedade, da indústria e da academia, e como ela está conectada com o SBBD.

Live: dia 28/4, às 18 horas, no canal Youtube da SBC

A live é parte do projeto “All We need is Data”, uma iniciativa do comitê diretivo da Comissão Especial de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A ideia das lives é termos bate-papos científicos e tecnológicos com a participação de convidados ilustres expoentes tanto da academia quanto da indústria. As lives são um “esquenta” pro nosso SBBD 2022!!

Nesta live, temos dois convidados muito especiais: o professor Fabrício Benevenuto, da UFMG, líder e referência em projetos para entender, medir e combater campanhas de desinformação nas redes sociais, e o engenheiro de pesquisa da SNAP, Vitor Sousa, pesquisador que atua hoje com Engenharia de Dados em Larga Escala na empresa. 

Short bio dos convidados 

Fabrício Benevenuto é professor associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi vencedor do prêmio Capes de Teses em 2011 e foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2013-2017). Em 2017, ele foi professor visitante no Instituto Max Planck através de uma prestigiosa bolsa da fundação Alexander Von Humboldt. Ele é autor de trabalhos premiados incluindo o artigo vencedor do test-of-time award do ICWSM 2020. Atualmente, Fabrício lidera uma série de projetos para entender, medir e combater as campanhas de desinformação nas redes sociais. Seu trabalho nesses tópicos resultou em um grande número de publicações relevantes, artigos amplamente citados e sistemas com impacto real para a sociedade. 

Vítor Sousa é um engenheiro de pesquisa na Snap Research. Sua pesquisa é focada em Engenharia de Dados em Larga Escala usando proveniência, especificamente desenvolvendo sistemas com gerência de diversas fontes de dados heterogêneas e executando transformações de dados com o objetivo de obter conhecimento. Sua pesquisa tipicamente requer técnicas de aprendizado de máquina. Antes de se associar à Snap Inc., Vítor trabalhou para Dell EMC e TV Globo, e recebeu o grau de doutor e de mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ em 2018 e 2014, respectivamente.

Serviço:

Live: Dia 28 de abril, às 18 horas, no canal Youtube da SBC