Ana Carolina Salgado

Ana Carolina Salgado
Universidade Federal de Pernambuco

Contextualizando Dados

O grande volume de dados disponíveis nas mais diversas fontes distribuídas, especialmente na Web, tem dificultado a busca por informações mais precisas e de interesse do usuário. O uso de informação contextual permite moldar as respostas de acordo com as preferências do usuário, sua localização, o histórico de sua interação com o sistema, o momento em que a consulta está sendo realizada, o dispositivo utilizado (móvel ou fixo), entre outras características. Contexto é o conhecimento que permite definir o que é ou não relevante em uma dada situação. Sistemas sensíveis ao contexto são aqueles que usam o contexto para filtrar e disseminar informações mais úteis e adaptar seus serviços às necessidades dos usuários.

Apesar de um considerável avanço no desenvolvimento de sistemas sensíveis a contexto em diversas áreas de aplicação (sistemas inteligentes, sistemas móveis, sistemas de informações geográficas, sistemas adaptativos, entre outros) pouco tem sido realizado com relação aos Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD). Se submetermos uma consulta a um SGBD, tradicionalmente, obteremos todas as respostas disponíveis na base de dados, sem considerar informações contextuais importantes que podem fazer com que o usuário acesse mais facilmente as informações que realmente são do seu interesse.

Apresentaremos o estado da arte das pesquisas que estão sendo realizadas no sentido de aproximar contexto e gerenciamento de dados: extensões dos sistemas relacionais para processar informações contextuais; modelos e linguagens de consultas; visões contextuais; personalização de consultas; SGBD sensíveis a contexto. Discutiremos também os desafios e as perspectivas para esta nova área de pesquisa levando a sistemas mais proativos, adaptativos e personalizados.

BIO

Ana Carolina Salgado possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), doutorado em Informática pela Université de Nice-Sophia Antipolis, França (1988) e pós-doutorado na Université de Versailles, França (2008). Em sua carreira universitária, ocupou diversos cargos na UFPE, o último sendo a direção do Centro de Informática (2001-2005), e orientou 40 alunos de mestrado e 12 de doutorado. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Pernambuco, diretora de Planejamento e Programas Especiais da Sociedade Brasileira de Computação, membro da ACM e diretora presidente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados autônomos, banco de dados geográficos, integração de dados na web, aspectos semânticos em gerenciamento de dados, contexto computacional.