A apresentação de trabalhos no SBBD 2018 poderá ser feita em Português ou Inglês.

Instruções para Apresentação de Trabalhos na Categoria Short, Vision and Industrial Papers
As apresentações dos artigos na categoria Short, Vision and Industrial Papers serão realizadas por meio de Sessões Técnicas e também de maneira dinâmica e interativa, assim como em anos anteriores. Para isso, as apresentações serão realizadas em momentos diferentes: Sessão Técnica, Minute Madness e Pôster, conforme descrição a seguir.

SESSÃO TÉCNICA

As apresentações em Sessão Técnica deverão ser feitas em, no máximo, 15 minutos, incluindo neste tempo, 1 pergunta da platéia. Confira a Sessão Técnica de seu trabalho aqui. Lembre-se, o público terá tempo de interagir com os autores durante a sessão de Pôster, conforme programação (favor, verificar aqui). Recomenda-se que as apresentações em slides, sejam geradas no tamanho 16:9 ao invés do padrão 4:3 (no Power Point, na opção “page setup” do menu é possível configurar esta característica).

MINUTE MADNESS

O autor/apresentador terá UM minuto para realizar a propaganda de seu trabalho e convidar os participantes da conferência a visitarem o respectivo Pôster ou a assistirem a sua apresentação em Sessão Técnica. Nesse minuto, o autor/apresentador deve usar de sua criatividade para chamar a atenção para o seu trabalho. Cada apresentador terá um slide padrão de identificação do trabalho, seguido, opcionalmente, de outros slides contendo informações e/ou imagens que resumam o trabalho (lembrem: a apresentação não pode passar de 1 minuto). As apresentações de todos os trabalhos serão feitas juntas e sob controle da coordenação para passar os slides. Essa etapa acontecerá no SÁBADO (25 de Agosto), de 14:30 às 15:00, depois da Abertura Oficial do evento. Os autores deverão comparecer ao local do Minute Madness 30 minutos antes do início das apresentações. Os slides fornecidos pelos autores deverão estar em formato PDF, com tamanho de página A4, e deverão ser enviados por e-mail à coordenadora dos Short, Vision and Industrial Papers (carina.dorneles@ufsc.br), até 22 de Agosto (quarta-feira).

PÔSTERES

As apresentações dos short papers, com seus respectivos pôsteres, serão realizadas em horários de coffee break. Um espaço será organizado para isso no Corredor Principal (Main Foyer). É necessário que os apresentadores de pôsteres preparem os banners com bastão e cordinha. Os banners serão alocados a suportes no local.

IMPORTANTE

No sábado (25 de Agosto), os pôsteres já deverão estar expostos antes da Sessão de Minute Madness (14:30 às 15:00) no Corredor Principal (Main Foyer). Após a apresentação do Minute Madness, os autores deverão permanecer junto ao seu pôster para atendimento ao público. Os pôsteres deverão ficar expostos até domingo no coffee break da tarde para que o público tenha oportunidade de trocar ideias com os autores sobre os detalhes de seus trabalhos. A presença de pelo menos um autor é obrigatória nesse momento (durante os coffee breaks).
O pôster deve ser confeccionado no tamanho de 0.70 m x 1.00 m (largura x altura) e deverá seguir o modelo (ver aqui) com as seguintes informações: título do trabalho nomes e afiliações dos autores e-mail de contato e URL para maiores informações resumo principais características/funcionalidades e contribuições principais referências informações sobre financiamento para construção do software/trabalho, se aplicável. O logo da SBC em formato vetorial pode ser visto aqui. O logo do SBBD 2018 em formato vetorial pode ser visto aqui.