CHAMADA DE MINICURSOS DO SBBD 2017
https://www.sbc.org.br/sbbd/2017

 

DATAS IMPORTANTES
05 de Junho de 2017  30 de Junho de 2017 – Data limite para envio de propostas de minicursos
10 de Julho de 2017  15 de Julho de 2017 – Notificação de aceitação
14 de Agosto de 2017  21 de Agosto de 2017 – Envio da versão final (slides e texto)

 

APRESENTAÇÃO DO SBBD 2017

O Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) é o evento oficial da área de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o maior evento da América Latina para apresentação e discussão de resultados de pesquisa relacionados à área. O SBBD reune pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, para discutir temas relacionados aos últimos avanços da área de Banco de Dados. Além de sessões técnicas, o simpósio também inclui palestras convidadas, workshop de teses e dissertações, sessão de demos e ferramentas, tutoriais e minicursos, apresentados por pesquisadores de renome da comunidade nacional e internacional.

Na sua 32ª edição, o SBBD será realizado de 02 a 05 de Outubro de 2017 na simpática cidade de Uberlândia, Minas Gerais, localizada na parte oeste do estado, na região conhecida como Triângulo Mineiro, uma das regiões agrícolas mais ricas do Brasil, localizada a 560 Km de Belo Horizonte e 580 Km de São Paulo. Esse ano, o SBBD será realizado em conjunto com diversos outros eventos: KDMILE, BRACIS, ENIAC e STIL.

 

MINICURSOS SBBD 2017

Os minicursos do SBBD são eventos de curta duração que visam apresentar uma visão introdutória ou avançada de tópicos atuais de pesquisa e/ou tecnologia que sejam de interesse das comunidades de Banco de Dados. Com isso, o ouvinte tem a oportunidade de aprender sobre um novo assunto vinculado à sua área de atuação e pode também extrair elementos que podem ser aplicados em seus estudos científicos e/ou profissão.

Os minicursos deverão ter 4 horas de duração e serem apresentados em Português ou Inglês, tendo como público alvo os estudantes de graduação, pós-graduação e/ou profissionais da área.

 

INSTRUÇÕES E SUBMISSÃO

As propostas iniciais devem se limitar a 5 (cinco) páginas, no modelo de capítulo de livro da SBC, incluindo:

* título do minicurso;
* autores (no máximo 3);
* resumo (de até 200 palavras);
* indicação de público-alvo (para propostas com perfil interdisciplinar), com especificação e justificativa de pré-requisitos;
* sumário do texto com uma descrição para cada um dos tópicos do sumário;
* indicação de por que o curso é interessante e deve atrair a atenção do público alvo;
* breve currículo dos autores;
* indicação de qual autor apresentará o curso;
* os recursos computacionais e audiovisuais necessários.

A submissão de propostas de minicursos deve ser realizada diretamente por email para [vaninha@ufba.br] com o assunto “[SBBD2017] Submissão de Proposta de Minicurso”.
No email deve constar a identificação do(s) autor(es) e um arquivo único, como anexo, em formato PDF, com a proposta do minicurso. Recomenda-se que o arquivo não exceda 2MB, embora a submissão de arquivos maiores também seja possível.

As propostas serão avaliadas de acordo com sua originalidade, relevância, apresentação e afinidade com o público-alvo.

As propostas iniciais aceitas participarão de nova fase, na qual deverão ser mais detalhadas em um texto com o mínimo de 20 páginas e máximo de 30 páginas. O texto será publicado no formato de capítulo de livro na série “Tópicos em Gerenciamento de Dados e Informações”. Os formatos finais dos capítulos serão divulgados diretamente aos autores.

 

APOIO FINANCEIRO AOS AUTORES

A depender da disponibilidade de recursos, um dos autores poderá receber auxílio para a apresentação do minicurso. Na ausência de recursos suficientes para todos os autores selecionados, a organização de minicursos estabelecerá os critérios para a distribuição de auxílio, de modo a contemplar o maior número possível de propostas, informando os autores à época da submissão da versão final. Pelo menos um autor do minicurso deverá se inscrever no SBBD 2017, preferencialmente o palestrante.

A organização dos minicursos se reserva o direito de recusar as propostas e incluir propostas convidadas, de acordo com sua avaliação interna de viabilidade, sempre respeitando os objetivos principais dos minicursos e do SBBD 2017.

 

COORDENAÇÃO DE MINICURSOS DO SBBD 2017
Vaninha Vieira (UFBA) – vaninha@ufba.br

 

COMITÊ DE AVALIAÇÃO DE MINICURSOS DO SBBD 2017
Vaninha Vieira (UFBA) (coordenadora)
Daniela Barreiro Claro (UFBA)
João Batista Rocha Jr. (UEFS)