Theses and Dissertations Contest

II Concurso de Teses e Dissertações em Bancos de Dados – SBBD CTD 2017

http://www.sbc.org.br/sbbd/2017/ctdbd

SBBD-CTD 2017

Chamada – Submissões

Segundo Ciclo:

14/07/2017: Registro do Resumo
20/07/2017: data limite para envio da tese ou dissertação, do artigo, do certificado de conclusão e e-mail do orientador
31/08/2017: divulgação dos finalistas
10/08/2017: data limite para envio da versão final do artigo (para os 3 finalistas)

Primeiro Ciclo:

Data Limite de Submissão: 20 DE MAIO DE 2017
Notificação dos autores: 20 DE AGOSTO 2017
Envio da versão final: 02 DE SETEMBRO DE 2017

O II Concurso de Teses e Dissertações (CTDBD) do SBBD selecionará e premiará as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Banco de Dados do país concluídas, defendidas e aprovadas, no período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016. Podem concorrer as teses e dissertações relacionadas com os temas listados na chamada de trabalhos do SBBD 2017.

As teses e dissertações que concorrerem nesta edição serão avaliadas de acordo com os resultados científicos e tecnológicos gerados pelo trabalho, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Computação.

Processo de seleção

Os trabalhos submetidos passarão por uma etapa inicial de seleção para a indicação das melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado de 2015 e 2016. O processo de seleção consiste, inicialmente, na revisão de cada trabalho por, pelo menos, três especialistas que analisarão o material submetido pelos autores (vide informações na seção “Submissão de Trabalhos”). Após a fase de revisão e análise, será realizada uma etapa de discussão entre integrantes do Comitê de Avaliação para a seleção dos trabalhos aceitos. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o XXXII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), em Uberlândia. Para fins de premiação, será avaliada também a qualidade dessa apresentação oral. Os autores que não apresentarem seus trabalhos no SBBD não concorrerão aos prêmios. Dentre os trabalhos que cumprirem os requisitos estabelecidos, serão premiados até 6 (seis) trabalhos, correspondentes às 3 (três) melhores teses de doutorado e às 3 (três) melhores dissertações de mestrado. Os prêmios serão entregues na cerimônia de premiação durante o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD). Os resumos das teses e dissertações aceitas para apresentação serão publicados nos Anais do SBBD junto ao WTDBD.

Submissão de trabalhos

As submissões devem ser realizadas através do sistema EasyChair, no endereço https://submissoes.sbc.org.br/sbbd2017_ctd .

Cada submissão deve incluir os seguintes documentos:

* Resumo sobre o trabalho de até seis páginas;
* Documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada;
* Texto completo da tese ou dissertação;

Todos os documentos submetidos devem ser enviados em formato PDF. O texto completo da tese ou dissertação servirá essencialmente como fonte de consulta para os avaliadores sobre os resultados do trabalho.

As submissões devem ter aprovação do orientador do aluno, confirmando através de e-mail enviado ao coordenador do CDT que concorda com a submissão e participação do aluno no II CTD.

Os resumos devem ser escritos em Português ou Inglês, respeitando o limite máximo de 6 (seis) páginas, incluindo o texto, as figuras, as referências e os apêndices. Os resumos devem seguir as regras de formatação do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação, que podem ser obtidas no sítio da conferência.

O texto do resumo deve deixar claras as contribuições, a originalidade e as possibilidades de impacto do trabalho. A organização do resumo deve apresentar obrigatoriamente: título do trabalho, autor, departamento no qual foi aprovado, orientador e co-orientadores com as respectivas afiliações, e o texto propriamente dito.

Além disso, sugere-se que o texto do resumo explicite: a motivação do trabalho, caracterizando a relevância do tema e os principais desafios de pesquisa tratados, seus objetivos e suas contribuições e resultados relevantes obtidos.

Caso se aplique, pede-se que os autores indiquem subprodutos do trabalho, tais como patentes, programas registrados, programas de domínio público/livre (indicando as respectivas URLs), artigos publicados ou aceitos para publicação (com informações sobre a relevância dos veículos de publicação em suas áreas), assim como quaisquer outros elementos que permitam qualificar o trabalho como sendo um dos melhores do país neste período. Quando necessário, o resumo pode fazer referências ao texto da tese ou dissertação.

As submissões devem ter aprovação do orientador do aluno, confirmando através de email enviado ao coordenador do CDT concordando com a submissão e participação do aluno no II CTD.

Coordenação

Vânia Maria Ponte Vidal – Universidade Federal do Ceará – Departamento de Computação

Qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente para a coordenação do SBBD CTD 2017 (vvidal@lia.ufc.br)

 

COMITÊ AVALIADOR

Agma Traina (ICMC-USP)
Altigran Soares da Silva (UFAM)
Ana Carolina Salgado (UFPE)
Angelo Brayner” (UFC)
Caetano Traina Júnior (ICMC-USP)
Cristina Ciferri (USP)
Fabio Andre Porto (LNCC)
Fernanda Baião (UNIRIO)
Javam Machado (UFC)
José Maria Monteiro (UFC)
Luiz André Paes Leme (UFF)
Marco Antônio Casanova (PUC-RIO)
Mirella Moro (UFMG)
Renata Galante (UFRGS)
Renato Fileto (UFSC)
Sergio Lifschitz (PUC-RIO)
Valéria C. Times (UFPE)