CHAMADA DE APOIO PARA ESTUDANTES AUTORES

CHAMADA DE APOIO PARA ESTUDANTES AUTORES

http://www.sbc.org.br/sbbd/2017/chamada-de-apoio/

A participação de estudantes voluntários na realização do SBBD é essencial para o sucesso do evento. Para que o estudante autor possa se candidatar a receber apoio para participação no SBBD 2017 é necessário que ele comprometa-se a realizar 15 (quinze) horas de trabalho voluntário no simpósio durante o período de 2 a 5 de outubro de 2017.

Sabemos que as atribuições dos estudantes voluntários nem sempre são glamourosas ou interessantes, porém elas permitem uma oportunidade única de interagir de maneira mais próxima com a comunidade do SBBD, seus apoiadores, participantes, palestrantes, bem como outros estudantes voluntários. Como estudante voluntário terá acesso a um ambiente estruturado e cordial formado por estudantes em vários estágios da sua carreira de pesquisador, que formam a comunidade do SBBD. Um dos maiores benefícios em participar como estudante voluntário em uma conferência, certamente é a rede de conexões sociais e profissionais que se constroem nessas reuniões. Assim, não é incomum que futuras colaborações, estágios, empregos e amizades, surjam a partir da experiência como estudante voluntário.

QUEM PODE SE CANDIDATAR

Estudantes de outros locais que não tiveram apoio de sua instituição de origem e que têm artigos aceitos no SBBD 2017 (Artigo Completo, Artigo Curto, Sessão de Demos ou WTDBD).

APOIO

Ajuda de custo de até R$ 500,00 para pagamento de passagens e/ou diárias e/ou inscrição, patrocinado pela CEBD (Comissão Especial de Banco de Dados).

OUTRAS INFORMAÇÕES

Os estudantes participantes receberão camiseta personalizada do evento, auxílio refeição (conforme escala de trabalho) e certificado de apoio a organização local do SBBD 2017.

DATAS IMPORTANTES

28 de agosto de 2017: Prazo para se inscrever na seleção
01 de setembro de 2017: Divulgação dos Resultados: Aceitos e Lista de Espera

QUALIFICAÇÕES

Os estudantes voluntários devem ser estudantes de graduação, mestrado ou doutorado, durante o segundo semestre de 2017. Nenhuma experiência é exigida, porém nós estamos procurando por pessoas confiáveis, responsáveis, pró-ativas, e entusiásticas.

INSCRIÇÕES

Os candidatos devem enviar email com assunto “Apoio estudante autor SBBD 2017” para sbbd2017ufu@gmail.com contendo as seguintes informações:

1. Nome completo:
2. CPF:
3. Data de nascimento:
4. Instituição/Programa:
5. Curso: ( ) Graduação; ( ) Mestrado; ( ) Doutorado
6. Cidade/UF:
7. Titulo do artigo:
8. Chamada: ( ) JIDM; ( ) Full paper; ( ) Short e vision; ( ) Demo; ( ) WTDBD
9. Declaração de ausência de apoio de sua instituição para participação no evento assinada pelo aluno e pelo orientador.

PROCESSO SELETIVO

Serão selecionados até 15 candidatos a partir das inscrições recebidas de acordo com a ordem de inscrição e respeitando a seguinte proporção: um terço das vagas para cada curso (doutorado, mestrado e graduação). Os voluntários selecionados serão notificados para que possam assinar o termo de compromisso e se envolver na comunidade online dos estudantes voluntários.

A lista de espera consistirá das inscrições recebidas durante o prazo de inscrição mas que não foram inicialmente selecionadas. Inscrições recebidas após o prazo de inscrição serão colocadas no final da lista de espera na ordem em que forem recebidas.

Os estudantes que ficarem na lista de espera também concorrerão ao apoio financeiro. Assim, incentivamos fortemente que todos os estudantes autores que se interessem por esse benefício se inscrevam nessa chamada. Não haverá outra chamada de auxílio além dessa chamada de apoio ao estudante autor.

Historicamente, há mais estudantes inscritos do que vagas disponíveis, então encorajamos que o estudante se inscreva logo. No entanto, é bem possível que inscritos na lista de espera possam ser aceitos, assim não se sinta desencorajado se você estiver se inscrevendo próximo ao prazo. Como alguns estudantes desistem, nós encorajamos fortemente que os estudantes continuem checando a sua lista de espera.

COORDENADORES DO APOIO PARA ESTUDANTES AUTORES

Maria Camila N. Barioni, FACOM/UFU
Humberto Razente, FACOM/UFU
sbbd2017ufu@gmail.com